O mercado estrangeiro ganha importância nas marcas portuguesas a operar em regime de franchising que estão a apostar na internacionalização. Neste momento, 22% das marcas já têm presença em mais de 30 países.Os empresários portugueses têm preferência, sobretudo, pelos países do centro da Europa e Angola para se instalarem em regime de franchising. Actualmente, estão em desenvolvimento 78 planos de internacionalização segundo referiu Eduardo Miranda, na apresentação do 14º Censo do Instituto de Informação em Franchising (IIF).
Eduardo Miranda, fundador da entidade e, actualmente, conselheiro estratégico, refere que o processo de internacionalização está a registar uma «alteração gradual» dos mercados de destino dos empresários portugueses, uma vez que até 2007, os produtos eram dirigidos aos mercados de Espanha e Brasil.
Angola tornou-se um mercado de destaque nos últimos anos, sublinhou Eduardo Miranda.
A crise económica e financeira que marca a actual conjuntura pode reflectir-se num abrandamento do processo de internacionalização, «já que as marcas acabam por ter de dar mais atenção ao seu mercado principal nestas alturas», garante o responsável.
Conforme avança a Lusa, embora algumas marcas tenham de repensar se é boa altura para avançar para mercados estrangeiros, outras assumem-se como internacionais e a facturação fora de Portugal tem já «um peso significativo no volume de negócios total».
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários on "Marcas portuguesas em franchising apostam no estrangeiro"
Enviar um comentário