“Compro o que é nosso”
On: segunda-feira, maio 18, 2009
A AEP (Associação Empresarial de Portugal) tenta incentivar a população para comprar produtos de marcas portuguesas através do projecto “Compro o que é nosso” que tem como objectivo unir as empresas portuguesas e impulsionar o consumo dos seus produtos, criar um novo estado de espírito na sociedade portuguesa, valorizando a produção nacional, a criatividade, o empreendorismo, o trabalho, o esforço e a determinação. O projecto visa também elevar a auto-estima de empresários e trabalhadores mobilizando-os para produzirem melhor e acreditarem que podem vencer o desafio da globalização. Este projecto foi concretizado por Paulo Nunes de Almeida. A campanha do projecto tem vindo a ajudar a aumentar o consumo dos bens e reforçar o objectivo de ter 400 empresas associadas até ao último dia do ano 2008.
A marca “COMPRO o que é nosso” é um testemunho de convicção, dado na primeira pessoa, inspirado num logótipo que reflecte três mensagens:
• Os valores patrióticos identificados pelas cores da bandeira nacional;
• A letra P, normalmente presente em todas as aplicações em que é necessário abreviar o nome Portugal;
• A forma de gota como símbolo de unidade que representa o pequeno esforço “gota a gota” necessário à recuperação plena da economia.
A globalização e a subida dramática do custo de alguns dos factores de produção, têm vindo a colocar graves dificuldades ao desenvolvimento industrial de muitos sectores de actividade na Europa. Esta realidade atinge, de forma muito particular.
A quebra de poder de compra das famílias portuguesas, o aumento da taxa de desemprego e as comparações diárias que colocam Portugal na cauda da Europa em quase todos os índices de desenvolvimento económico, têm contribuído para instalar um clima de esmorecimento e desânimo na sociedade portuguesa.
O orgulho dos portugueses é capaz de responder a grandes desafios, quando este é estimulado. O projecto “COMPRO o que é nosso” apela à consciência cívica de consumidores, empresários e trabalhadores no sentido de comprarem o que os portugueses produzem. Só assim é possível criar mais emprego, mais riqueza, mais desenvolvimento económico.
Este projecto é constituído por seis objectivos específicos:
• Mobilizar os empresários portugueses para serem mais competitivos em preço, qualidade e inovação;
• Contribuir para o desenvolvimento sustentado das empresas, para a criação de emprego e para o reforço da internacionalização;
• Mobilizar os trabalhadores a produzirem com brio e a terem orgulho no tecido empresarial português;
• Mobilizar consumidores a preferirem produtos e marcas que geram valor acrescentado em Portugal sensibilizando-os para os benefícios económicos e sociais que tal comportamento terá no nosso país (aumento do PIB, redução do desemprego, equilíbrio da balança comercial, etc.);
• Dinamizar a economia;
• Elevar a auto-estima e o amor-próprio dos portugueses.
A AEP tem três objectivos identificados que se dirigem a 3 públicos-alvo distintos: os empresários, trabalhadores e os consumidores. A AEP propõe:
• Mobilizar os empresários para produzirem bem, com preço, qualidade, design, inovação e variedade. Se este pressuposto não for satisfeito os portugueses não compram;
• Motivar os trabalhadores para trabalharem melhor e com mais entusiasmo, aumentando a produtividade e o brio profissional. Se os trabalhadores estiverem estimulados e envolvidos no projecto directamente, os empresários produzirão com sucesso;
• Sensibilizar os consumidores para comprarem com consciência sobre o efeito da decisão de compra na economia do país e no sector empresarial português.
A estratégia de comunicação e marketing que será adoptada para atingir os objectivos assenta nas seguintes acções:
• Campanha de Publicidade nos meios Televisão, Rádio, Imprensa, Outdoors, Autocarros e Internet, dirigida ao grande público. O target será sensibilizado para a importância sócio-económica do consumo de produtos ou marcas que geram valor acrescentado em Portugal, devendo também ser informado sobre o modo como poderá reconhecer esses produtos nos pontos de venda. A Campanha de publicidade baseia-se num divertido grafismo do claim "Cá se fazem, cá se compram" exemplificativo de vários sectores de actividade com relevância na economia portuguesa: vestuário, alimentação, casa e tecnologia.
• Campanha nos Supermercados, dirigida ao consumidor final no momento da compra. Foram estabelecidas parcerias com as cadeias de supermercado Modelo, Continente, Pingo Doce, Feira Nova, Jumbo, Grupo Mosqueteiros e Carrefour, para publicitação do projecto nas respectivas redes. A publicidade nos supermercados assenta em pendões, floormedia, stoppers, alarmes, portas, carrinhos, ecrãs internos e rádio.
• Campanha de Divulgação em Feiras. Esta acção é especialmente dirigida aos empresários e aos trabalhadores que frequentam feiras profissionais. Tem por principal objectivo sensibilizar a oferta para a necessidade de criar condições de competitividade compatíveis com as exigências do público português. É importante que empresários e trabalhadores identifiquem claramente quais as motivações dos consumidores no momento da compra e estejam preparados para responder às exigências da procura. Serão seleccionadas para esta campanha feiras de diferentes sectores de actividade, mas com forte impacto na economia portuguesa.
Para reforçar as acções junto do sector empresarial a AEP prestará consultoria em organização empresarial e distribuirá cartazes pelas empresas aderentes com mensagens de incentivo aos trabalhadores e aos próprios empresários.
• Campanha de Comunicação. Campanha de relações públicas e assessoria mediática a segmentar pelos diferentes grupos-alvo.
• Através da comunicação social generalista é possível comunicar com empresários, consumidores e trabalhadores, identificando os objectivos deste projecto e as suas vantagens para o desenvolvimento económico e social do país.
• Através da Comunicação Social especializada e/ou económica é possível aprofundar os objectivos deste projecto numa perspectiva empresarial, mais ligada à oferta.
Uma empresa para aderir ao projecto “Compro o que é nosso” deve preencher uma ficha de adesão e, sobretudo, cumprir os requisitos que lhe são exigidos.
• A sede deve estar localizada em Portugal
• A marca própria deve estar registada em Portugal
• O Rácio não deve ser inferior cerca de 50% e a fórmula para calcular deve ser efectuada da seguinte maneira: [(VAB + INCI) / Valor da Produção]
• A Situação deve ser regularizada perante o Estado e a Segurança Social
• Deve de cumprir a legislação em vigor, relacionada com a formação profissional, licenciamento industrial, ambiente, segurança e saúde no trabalho e legislação laboral.
Legenda
VAB Valor Acrescentado Bruto
INCI Incorporação Nacional de Consumos Intermédios
“Portugal tem recursos e profissionais capazes ao mais alto nível Global, sendo muito importante que comece em nós o potenciar destas capacidades”, disse Ricardo Parreira, director-geral da PHC. “São imprescindíveis acções como a agora levada a cabo pela AEP para melhorarmos a nossa economia e incentivarmos a confiança nos bons produtos que temos, promovendo a Excelência Nacional”.
Esta adesão ao projecto trará diversos benefícios às empresas. As empresas poderão ter:
• A possibilidade de usar o logótipo “Compro o que é nosso” em rótulos e embalagens, como é o caso das garrafas da água Luso e o software PHC, no estacionário e em todo o material promocional;
• O acesso gratuito aos kits de produtividade do projecto, acções de formação da AEP, aos serviços de consultoria da AEP em condições preferenciais, aos prémios anuais promovidos no âmbito do projecto e aos eventos anuais, nomeadamente, a participação em reuniões e Jantar de Gala;
• Descontos entre 5 e 10% no aluguer de espaços nas feiras da EXPONOR e de 50% no aluguer de salas nos Centros de Congressos da EXPONOR e do EUROPARQUE;
• O benefício das campanhas de publicidade e comunicação que a AEP promove junto dos Media;
• A conotação da empresa como uma marca de prestígio nacional
• A visibilidade no site do “Compro o que é nosso” (http://www.compronosso.pt) através da listagem de hiperligações ao site das empresas aderentes;
• A informação regular, via e-mail, sobre o andamento da iniciativa.
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