Definição de Marca

On: terça-feira, maio 12, 2009

Uma “marca” representa, simbolicamente, uma entidade que permite identificá-la de um modo imediato. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone, ou mesmo uma palavra que pode referir uma marca.

Quando falamos em marca, é comum referirmos a uma representação gráfica, onde a marca, normalmente, é representada por uma composição de um símbolo. Mas, no entanto, o conceito de marca é mais abrangente que a sua representação gráfica. Assim, uma empresa por meio do seu nome fictício e da sua representação gráfica, comunica a “promessa” de um produto seu, diferenciando-o aos dos concorrentes, fazendo-o especial e único. Procuramos sempre fazer uma associação das marcas a uma personalidade ou imagem mental. A marca tem também o objectivo de “marcar” a imagem na mente do consumidor, isto é, associar o logótipo à qualidade do produto.

Para muitos não passa, senão, de um mero chavão. Para outros trata-se, no fundo, de uma filosofia de vida. Vender com maior valor acrescentado é a prioridade, a criação de uma marca internacional é o desafio, por sinal caro, para muitos ousados. Algumas empresas portuguesas não se deixam levar pela ditadura das marcas internacionais e o “Made in Portugal” dá passos importantes no mercado externo, os produtos portugueses são um sucesso. É necessário investir evitando a massificação. Uma das indústrias nacionais impulsionadoras que permitiu que Portugal afirmasse como segundo exportador de calçado foi a marca “Shoes from Portugal”. A mudança acentuada no consumo obriga as empresas portuguesas a adaptarem-se às mudanças tirando melhores e elevados dividendos.

As marcas mais conhecidas pelos cinco continentes são Pedro Moraes, Camport, Jack Morgan, Fly London, Adventure Boots ou Swear. Estas são algumas das marcas mais conhecidas. Criar e promover uma marca é no entanto caro.

0 comentários on "Definição de Marca"

Enviar um comentário